TRACS

  • Dados do instrumento original

    Título
    Transfer Cognitions Scale
    Acrónimo
    TRACS
    Objectivos
    Avaliação da transferência cognitiva ("cognitive transfer") entre a prática de exercício físico e a implementação de uma alimentação saudável.
    Autores
    Lena Fleig, Rudolf Kerschreiter, Ralf Schwarzer, Sarah Pomp e Sonia Lippke.
    Referências bibliográficas
    Fleig, L., Kerschreiter, R., Schwarzer, R., Pomp, S., & Lippke, S. (2014) ‘Sticking to a healthy diet is easier for me when I exercise regularly’: Cognitive transfer between physical exercise and healthy nutrition, Psychology & Health, 29:12, 1361-1372, DOI: 10.1080/08870446.2014.930146
  • Classificação

    Palavras-chave
    Cognição; Comportamento Alimentar; Atividade Física e Exercício.
    População
    Jovens e Adultos
    Categoria do instrumento
    Comportamento Alimentar
  • Dados do instrumento em português

    Título Português
    Informação não disponível.
  • Caraterísticas

    Modo e tempo de preenchimento
    Autopreenchimento
    Janela de medida
    N/A
    Escala
    Tipo Likert 6 pontos (1 - “Discordo Totalmente”; 6 - “Concordo Totalmente”)
    Dimensões
    “Transfer Cognitions”
    Nº de Itens
    6
    Sistema de pontuação e sintaxe
    Pontuação calculada pela média da cotação nos Itens. Valores mais elevados traduzem transferências cognitivas mais fortes de um comportamento para outro.
  • Propriedades psicométricas

    Informações Adicionais
    Informação sobre Propriedades Psicométricas não disponível.
  • Estado da versão portuguesa

    Tradução e adaptação
    Não
    Fiabilidade e validade
    Nao
    Normas
    Nao
  • Base conceptual

    “Cross-Behavior Regulation” – Transferência das competências de regulação comportamental de um contexto para outro. Sinergias nos recursos cognitivos na mudança de comportamentos, nomeadamente a transferência das estratégias de mudança de comportamento de um contexto para outro (e.g.: do exercício para uma dieta saudável).
  • Bibliografia complementar

    Fleig, L., Pomp, S., Schwarzer, R., & Lippke, S. (2013). Promoting exercise maintenance: How interventions with booster sessions improve long-term rehabilitation outcomes. Rehabilitation Psychology, 58, 323–333. doi:10.1037/a0033885

    Wiedemann, A. U., Gardner, B., Knoll, N., & Burkert, S. (2014). Intrinsic rewards, fruit and vegetable
    consumption, and habit strength: A three-wave study testing the associative-cybernetic
    model. Applied Psychology: Health and Well-Being, 6, 119–134. doi:10.1111/aphw.12020