BNSGS

  • Dados do instrumento original

    Título
    Basic Need Satisfaction in General Scale
    Acrónimo
    BNSGS
    Objectivos
    Avaliação do grau de satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas previstas na Teoria da Autodeterminação: Autonomia, Competência e Relações de Pertença.
    Autores
    Marylène Gagné (2003); Mary M. Johnston e Sara J. Finney (2010)
    Referências bibliográficas
    Gagné, M. (2003). The role of autonomy support and autonomy orientation in prosocial behavior engagment. Motivation and Emotion, 27, 199-223.

    Johnston, M.M., & Finney, S.J. (2010). Measuring basic needs satisfaction: Evaluation previous research and conducting new psychometric evaluations of the Basic Needs Satisfaction in General Scale. Contemporary Educational Psychology, 35, 280-296.
  • Classificação

    Palavras-chave
    Necessidades Psicológicas Básicas; Autonomia; Competência; Relações de Pertença; Autodeterminação.
    População
    Jovens e Adultos
    Categoria do instrumento
    Motivação
  • Dados do instrumento em português

    Título Português
    Versão Portuguesa da Basic Need Satisfaction in General Scale
    Autores Portugueses
    Sónia Sousa, José Luís Pais Ribeiro, António Palmeira, Pedro Teixeira e Marlene N. Silva.
    Forma de obtenção do Questionário
    Obtenção do instrumento através do contacto do autor.
    Contacto autores
    jlpr@fpce.up.pt
    Principais referências bibliográficas
    Sousa, S.S., Ribeiro, J.L.P., Palmeira, A.L., Teixeira, P.J., & Silva, M.N. (2012). Estudo da Basic Need Satisfaction in General Scale para a língua Portuguesa. Psicologia, Saúde e Doenças,13(2), 209-219.
  • Caraterísticas

    Modo e tempo de preenchimento
    Autopreenchimento
    Janela de medida
    N/A
    Escala
    Escala tipo Likert 7 Pontos (1 – “Nada Verdadeiro”; 7 – “Totalmente Verdadeiro”)
    Dimensões
    Autonomia, Competência, Relações de Pertença.
    Nº de Itens
    21
    Sistema de pontuação e sintaxe
    Somatório das respostas dos itens de cada subescala. Podem ser utilizadas as dimensões separadas ou um score total (BNSGS Total). Pontuações mais elevadas indicam maiores níveis de satisfação das necessidades psicológicas básicas. Download
  • Propriedades psicométricas

    Processo de Tradução
    Equivalência semântica obtida pela tradução e retroversão com posterior revisão de peritos para avaliar os itens alterados (equivalência lexical e cultural).
    Fiabilidade (Consistência Interna)
    Alpha de Cronbach = 0,58-0,67 (Autonomia); 0,57-0,64 (Competência); 0,72-0,77 (Relações de pertença); 0,80-0,86 (BNSG Total).
    Validade de Construto (Análise Fatorial Exploratória)
    Melhor modelo indica estrutura fatorial unidimensional. Três componentes explicam cerca de 40% da variância; maioria dos itens saturam primeiro factor (>20%). Correlações positivas moderadas estatisticamente significativas entre subescalas (0,56; 0,59)
    Informações Adicionais
    Os dados das propriedades psicométricas apresentados correspondem a dois estudos independentes. Estudo 1 realizado com uma população adulta da comunidade (n=420) e Estudo 2 realizado com praticantes de exercício físico (n=408).
  • Estado da versão portuguesa

    Tradução e adaptação
    Sim
    Fiabilidade e validade
    Sim
    Normas
    Nao
  • Informações adicionais

    Farsi
    O BNSGS é uma adaptação do instrumento de avaliação das necessidades em contexto organizacional (Ilardi, 1993)
  • Base conceptual

    Teoria da Autodeterminação; Necessidades Psicológicas Básicas.
  • Bibliografia complementar

    Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2012). Motivation, personality, and development within embedded social contexts: An overview of self-determination theory. In R. M. Ryan (Ed.), Oxford handbook of human motivation (pp. 85-107). Oxford, UK: Oxford University Pres.

    Deci, E.L. & Vansteenkiste, M. (2004). Self-determination theory and basic need satisfaction: Understanding human development in positive psychology. Richerche di Psicologia, 27, 23-40.

    Ryan R.M. & Deci, E.L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, 55,68-78.