GOES

  • Dados do instrumento original

    Título
    Goal Orientation in Exercise Scale
    Acrónimo
    GOES
    Objectivos
    Avaliação da orientação motivacional no contexto do exercício, de acordo com a teoria dos Objetivos de Realização.
    Autores
    Marcus Kilpatrick, John Bartholomew, Harold Riemer.
    Referências bibliográficas
    Kilpatrick, M., Bartholomew, J., & Riemer, H. (2003). The measurement of goal orientations in exercise. Journal of Sport Behavior 26(2), 121-136.
  • Classificação

    Palavras-chave
    Objetivos de Realização; Motivação; Exercício e Atividade Física.
    População
    Jovens e Adultos
    Categoria do instrumento
    Atividade Física e Exercício, Motivação
  • Dados do instrumento em português

    Título Português
    Questionário de Orientação Motivacional para o Exercício (GOESp)
    Autores Portugueses
    Luís Cid, José Leitão e José Alves.
    Principais referências bibliográficas
    Cid, Luis, Leitão, José, & Alves, José. (2012). Tradução e validação da versão portuguesa da Goal Orientation in Exercise Scale (GOESp). Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(3), 532-541.
  • Caraterísticas

    Modo e tempo de preenchimento
    Autopreenchimento
    Janela de medida
    N/A
    Escala
    Escala tipo Likert 5 pontos (1 -“Discordo Completamente”; 5 -“Concordo Completamente”)
    Dimensões
    Tarefa; Ego.
    Nº de Itens
    10
    Sistema de pontuação e sintaxe
    Pontuação obtida pela média da cotação dos Itens em cada dimensão. Valores mais altos indicam maior orientação motivacional para o tipo de objetivo de realização: Ego ou Tarefa.
  • Propriedades psicométricas

    Processo de Tradução
    Equivalência semântica obtida pela tradução, aplicação e nova revisão por especialistas.
    Fiabilidade (Consistência Interna)
    Alpha de Cronbach Estudo 1: Ego=0.91; Tarefa=0.74.
    Validade de Construto (Análise Fatorial Exploratória)
    estrutura concordante com o modelo original de dois fatores e uma explicação de 61,1% da variância dos resultados.
    Validade de Construto (Análise Fatorial Confirmatória)
    Quatro modelos testados; Falha no ajustamento aos dados.
    Estabilidade Temporal
    Elevados níveis de fiabilidade Teste-Reteste no estudo 1 com intervalo de quais semanas: calculo do Coeficiente de Correlação de Pearson) com correlações elevadas (entre 0.73 e 0.95).
    Informações Adicionais
    Análise Fatorial Exploratória: 1º estudo com 124 participantes. Análise Fatorial Confirmatória: 2º estudo com 338 participantes.
  • Estado da versão portuguesa

    Tradução e adaptação
    Sim
    Fiabilidade e validade
    Sim
    Normas
    Nao
  • Base conceptual

    Teoria Sociocognitiva; Objetivos de Realização.
  • Bibliografia complementar

    Petherick, C., & Markland, D. (2008). The development of a Goal Orientation in Exercise Measure (GOEM). Measurement in Physical Education and Exercise Science, 12, 55-71.

    Kilpatrick, M., Bartholomew, J. & Riemer, H. (2003). The measurement of goal orientations in exercise. Journal of Sport Behavior, 26, 121-136.

    Duda, J. (2001). Achievement goal research in sport: Pushing the boundaries and clarifying some misunderstandings. In G. Roberts (Ed.), Advances in motivation in sport and exercise (pp. 129-182). Champaign, IL: Human Kinetics.

    Nicholls, J. (1989). The competitive ethos and democratic education. Cambridge, MA: Harvard University Press.

    Nicholls, J. (1984). Achievement motivation: Conceptions of ability, subjective experience, task choice, and performance. Psychological Review, 91(3), 328-346.